quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Consta como um dos fundadores de Santa Rita do Pardo o Major Manoel Cecílio da Costa Lima

Topônimo

Santa Rita do Pardo já se chamou Santa Rita do Rio Pardo e Xavantina, sendo na época distrito de Brasilândia. Após a emancipação passou a ter o nome atual.
História da nossa gente
Consta como um dos fundadores de Santa Rita do Pardo o Major Manoel Cecílio da Costa Lima que recebeu terras do estado na região em reconhecimento á bravura de ter aberto a estrada que liga Campo Grande á Bataguassu, trazendo uma embarcação que serviria para transpor o rio Paraná, ligando o estado de Mato Grosso do Sul á São Paulo. Em divisões territoriais datadas de 31 de julho de 1936, já figurava no município de Três Lagoas um distrito de nome Chavantina.  
Entre 1944 e 1948 seu nome já aparece grafado como Xavantina. Em 14 de novembro de 1963, pela Lei Estadual nº 1970, o distrito de Xavantina foi transferido do município de Três Lagoas para o novo município de Brasilândia.
Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Em 18 de dezembro de 1987, pela Lei nº 808, foi criado o município de Santa Rita do Pardo, pelo então governador Marcelo Miranda Soares, ficando o mesmo pertencendo a comarca de Brasilândia. Foi instalado em 1 de janeiro de 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário